Quando Chega a Hora da Renovação Clerical

Pastoral Pause A Practical Guide to Renewal Leave by Rev. Greg Pimlott. Photo courtesy of the Upper Room
Pastoral Pause A Practical Guide to Renewal Leave by Rev. Greg Pimlott. Photo courtesy of the Upper Room

O esgotamento é um problema bastante comum no Clérigo. Muitos Pastores ignoram os sinais de exaustão e continuam no ministério diário como se nada estivesse errado, gerando ainda mais estresse para si mesmos e para suas congregações. Determinar a hora de se afastar do ministério ordenado para a renovação espiritual pode ser uma decisão difícil, mas necessária.

O Rev. Greg Pimlott aborda esse desafio no seu livro, Pausa Pastoral: Um Guia Prático para a Licença de Renovação , onde ele compartilha percepções e lições aprendidas com suas próprias experiências ao reservar um tempo para a restauração espiritual.

“Eu estava sentindo os sinais de exaustão e percebi que precisava renovar minha licença antes que as coisas piorassem. Eu não tinha muitos recursos para me orientar durante o processo. Depois, decidi escrever um livro para o uso dos pastores e igrejas, para que não precisassem começar do zero como eu”, disse Pimlott.

Procure os sinais de Exaustão

O Clérigo não faz nenhum favor a si mesmo — nem às suas congregações — fingindo que está tudo bem quando não está. No seu livro, o Rev. Pimlott usa a metáfora de um sapo a ferver para descrever a forma como o esgotamento se instala. Os pastores podem não reconhecer os primeiros sinais de alerta, mas, com o tempo, as suas funções podem se tornar cada vez mais difíceis e menos gratificantes. Fique atento aos sintomas tais como:

  • Evitar interações sociais com congregantes ou convidados porque elas causam estresse ou desgaste
  • Dificuldade em preparar ou pregar sermões
  • Negligenciar disciplinas espirituais como a oração ou a leitura das escrituras
  • Sentir que está apenas cumprindo as obrigações do ministério
  • Deixar de lado o tempo pessoal ou os compromissos familiares, ou desenvolver hábitos pouco saudáveis, como comer demais, a falta de exercícios ou sono ruim

Elabore um plano

Os pastores devem ao considerarem a renovação da licença, iniciar a conversa em casa. Os cônjuges ou filhos podem notar sinais de esgotamento antes mesmo do Pastor. O próximo passo é conversar com o Superintendente distrital, que pode ajudar a desenvolver um plano que garanta a continuidade no ministério durante a licença.

Com o Superintendente a bordo, é hora de envolver a liderança da congregação, especialmente o Comitê de Relações Pastor-Igreja e o Conselho da Igreja. O apoio deles é fundamental. Entrar no período de renovação com a confiança de que a congregação os apoia, permite que os Pastores se concentrem totalmente na restauração. Os Pastores se sentirão muito mais confortáveis em se afastar por um tempo quando souberem que têm total apoio da sua Igreja.

“No momento em que o Pastor apresenta a ideia de renovação da licença para toda a congregação, os principais líderes precisam estar ao lado dele mostrando seu apoio”, disse Pimlott.

Planear uma renovação de licença pode levar mêses. Os Pastores e as congregações precisam concordar num cronograma. Se o Pastor planea viajar, precisará tomar as providências necessárias para si e sua família. Os subsídios podem estar disponíveis para ajudar a cobrir as despesas. O livro de Pimlott inclui uma lista de verificação sugerida para orientar os Pastores durante o processo de planeamento.

As Igrejas também devem planear como as funções Pastorais serão administradas durante o período de transição. Se a Igreja tiver vários Pastores, a redistribuição de responsabilidades pode ser simples. Igrejas com um único Pastor podem precisar de ajuda externa, e os Superintendentes distritais podem ajudar a encontrar um substituto temporário. As opções variam de acordo com a conferência, mas podem incluir Pastores aposentados, Pastores leigos substitutos ou outros que não estejam em funções de tempo integral.

Use o tempo com sabedoria 

Embora haja momentos de diversão e descanso, uma licença de renovação é mais do que apenas férias prolongadas. O seu propósito é retornar espiritual e mentalmente revigorado, tendo redescoberto a alegria e a profundidade de sua vocação pastoral.

"A minha alma estava perdendo algumas coisas que antes lhe traziam alegria e eu precisava encontrar uma maneira de recuperá-las. A licença de renovação é muito divertida, mas também dá muito trabalho", disse Pimlott.

Ela incentiva os Pastores a usarem esse tempo para se reconectarem com Deus e se engajarem em disciplinas espirituais como a oração. No seu livro, ele relata um momento emocionante durante uma visita ao Mosteiro de Cristo no Deserto, no Novo México.

000169230023 
Imagem da estrada de terra batida no Novo México, perto do Mosteiro de Cristo no Deserto, onde o Rev. Pimlott ficou por alguns dias durante a sua licença de renovação. Foto cortesia de Greg Pimlott.

“One of the monks encouraged me walk across this bridge down the road and look for rattlesnakes. I didn’t understand why he suggested I look for snakes, then as I got to the bridge, I had an epiphany that reaffirmed my calling. The bridge crosses a section of the river with rapids, so I sat down to watch and listen. My ministry, up to this point, was like the water approaching the bridge from upriver. In that moment I knew God had led me this far and I had faith God would guide me through my ministry still ahead. I hope all pastors going on renewal leave will experience these moments of clarity and rekindling of their call,” said Pimlott.

Plan for the Return

Reentry after renewal leave can present its own challenges. Plan to make the first Sunday back a time of celebration. A potluck, party, or even an event with live music can help the congregation express joy in welcoming their pastor home.

While congregants will be eager to hear about the renewal period, Pimlott advises against sharing everything at once. Give time and space for reflection. Insights gained during the leave may serve as powerful material for future sermons or small group studies.

Conclusion

Renewal leave can be a transformative opportunity for pastors who feel depleted or disconnected from their calling. Yet many never pursue it—either out of guilt about stepping away or uncertainty about how to begin. Pimlott’s book offers a practical roadmap for planning a renewal leave and outlines ways congregations can support their pastors in taking this important step toward health and wholeness.


Este conteúdo foi produzido pela ResourceUMC em 27 de Maio de 2025. Greg Pimlott é Pastor da Igreja Metodista Unida de Cristo em Indianápolis . Poderás comprar o livro dele, "Pausa Pastoral: Um Guia Prático para a Licença de Renovação", na livraria Upper Room online.  Philip J. Brooks é escritor e desenvolvedor de conteúdos da Comunicações da Igreja Metodista Unida. Entre em contato com ele por e-mail .

United Methodist Communications is an agency of The United Methodist Church

©2025 United Methodist Communications. All Rights Reserved